este blog......

terça-feira, 14 de junho de 2011

Como criar histórias em quadrinhos


Como criar quadrinhos? – Artigo sobre como criar quadrinhos
Você sempre quis fazer uma história em quadrinhos? Tem uma grande história que quer contar para todo mundo, com imagens e palavras? Então que tal saber como criar quadrinhos. Criar histórias em quadrinhos não é um bicho de sete cabeças! Com criatividade e alguns cliques, qualquer um pode criar quadrinhos.



Mas como criar quadrinhos? Existem algumas regras para fazer isso? na verdade, ser criativo é a unica regra para fazer histórias em quadrinho. Leia este artigo e aprenda como criar Histórias em quadrinhos passo a passo!Depois de aprender e ler estas dicas de como criar quadrinhos você vai poder colocar suas histórias no seu site, blog, tumblr, facebook, twitter ou onde sua imaginação permitir e tudo isso gratuitamente.
Saiba como fazer história em quadrinhos no computador, com balões e quadros prontos, fazer quadrinhos em papel. Crie suas próprias histórias em quadrinhos, em preto e branco ou coloridas. Não precisa saber como criar quadrinhos na internet, é só você abrir um documento no Word, paint, photoshop e fazer uns quadradinhos com a ferramenta de desenho do programa, escolha o tamanho que você achar melhor.
Se você não tem habilidade nenhuma para criar quadrinhos mas tem idéias ótimas, aqui vai uma super dica para você de como fazer quadrinhos.
Para criar quadrinhos antes de tudo é preciso mas não obrigatorio conhecer algumas técnicas usadas por profissionais dos quadrinhos, além da inspiração e criatividade.
Escolha um roteiro e escreva em um papel ou no bloco de notas do computador. Os quadrinhos podem ser o que você quiser criar não existe regra, faça a sua história. – longa ou curta, feliz ou triste, idiota ou engraçada – Qualquer história pode ser contada em forma de quadrinhos.

equenas, as versões da história são imcompletas em cada página, se tiver mais de uma página. Utilize as miniaturas para criar o “enredo” – decida quantos quadros você vai usar em cada página e em cada painel para contar sua história.
Pense neste ponto sobre como compor cada painel. Não tenha medo de tentar, organize a sua história de maneiras diferentes para decidir depois qual você gostou mais. Como elas são pequenas e incompletas divididas por partes, desse modo você não vai perder tanto tempo se não gostar de uma parte.
Depois de criar a história chegou a hora de praticar o desenho dos personagens, os locais e objetos que estarão em sua história. Os profissionais chamão de folhas de modelo. Quanto mais você praticar, mais consistente os desenhos serão, tornando assim mais fácil criar seu quadrinho.
Certificando-se de saber como cada personagem vai ser, não se preocupe se você não é um desenhista, nesta parte o que conta mais uma vez é a imaginação. Qualquer objeto pode virar um personagem, um peixe, uma bola, caneta, rato, cachorro, pato, etc.
Também não precisa ser um desenho. Você pode recortar e colar para criar seu personagem. Um quadrado pode ser o corpo, uma bola pode ser a cabeça. Quem sabe até uma imagem de uma pizza… se for uma pessoa que gosta muito de pizza. Por favor eu insisto seja criativo, quanto mais unico seu quadrinho for mais legal ele vai ser, se lembre que os quadrinhos que foram criados com personagem inusitados foram os que tiverão mais sucesso no mundo. Para quem precisa de uma inspiração aconselho a leitura deste ótimo artigo que conta a história dos quadrinhos no Brasil e no Mundo.

Uma Dica importante: para começar a desenvolver cada quadrinho, comece sempre pelo texto os (balões dos personagens). Só depois faça os desenhos. Para que não fique tudo encolhido e ninguém consiga ler direito. Nas Histórias em Quadrinhos, os ‘balões’ fazem parte da ilustração da história. Eles ajudam a contar a história.Você pode ser tentado a começar a desenhar primeiro, mas você precisa ter certeza de que há espaço para as caixas de texto e balões de texto ou pensamento. Planejando o posicionamento de seu quadrinho agora, pode lhe poupar muitas dores de cabeça mais tarde.
 Mais uma dica.
e preferir, faça os quadrinhos já em papéis recortados de preferencia para cartolina, e depois cole todos em uma folha preta, escolha a cor que preferir, sempre contrastando com a dos quadrinhos para ficar legal, deixando espaços iguais entre eles.
Feito isso veja como ficou a história em suas miniaturas e coloque o texto em cada painel. Isso inclui o diálogo, pensamentos, narração e efeitos sonoros. Você pode escrever também um script.
O uso das letras para criar quadrinhos.
Use sempre letras MAIÚSCULAS, deixe sempre do mesmo tamanho.
Você deve destacar palavras importantes ou afirmações com cores destoantes, assim como usamos o NEGRITO em uma computador. Tente escrever as letras antes de fazer o balão para colocar em torno delas. Assim você vai saber o tamanho correto dos balões.
Depois de escrever o texto criar os baões para cada texto do quadrinho chegou a hora de aprender o que é Onomatopéias.
Já notaram que quando os autores de história em quadrinhos querem representar o som de um grito de dor, eles usam a palavra Aaai! Onomatopéia significa imitar um som com um fonema ou palavra.
Final da história em quadrinhos
O final é muito importante se não o mais importante. É o desfecho de todo o seu trabalho. Saiba que todo leitor gosta de uma surpresa no final, então não faça um final ÓBVIO DEMAIS. Coloque a palavra “fim” sempre no último quadrinho que você criou.
 Como Fazer uma história em quadrinhos


Sempre chega uma hora em que a professora de alguma matéria pede: faça uma história em quadrinhos! As crianças geralmente já leram várias, mas quando é preciso fazer uma... aí não parece tão fácil assim. Um dia desses minha sobrinha estava numa fria dessas. O trabalho era para o dia seguinte. Fui dizendo as etapas e dicas por telefone. No fim da ligação, ela já estava menos apavorada. Juntas, por telefone, nós duas combinamos um roteiro todo arrumadinho da história que ela havia imaginado. Faltaria colocar no papel e pronto. Pensando nisso, resolvi escrever aqui, caso você aí também esteja em apuros. Beijo. Boa sorte! Bom trabalho! Boa nota!

1) Pense na história inteira. Qualquer situação real ou imaginária. Imagine um "filminho" na sua cabeça. Não complique demais com detalhes desnecessários.
2) Numa folha de papel, apenas descreva cada quadrinho, já pensando nas falas dos personagens, cenas, etc: uma espécie de roteiro da sua história.
Assim, por exemplo:
Primeiro quadrinho: Dia de sol, menino andando na rua.
Segundo quadrinho: Ele encontra um homem e diz "Por favor, o senhor pode me dizer as horas?"
3) Se acha difícil diagramar a página, recorte quadrados de papel e produza um por um: desenho com balões.
4) Depois é só colocar na página ou páginas, vendo como ficam melhor...
5) Antes de colar os quadrinhos, lembre-se de deixar um espaço para o título, na primeira página.

Dica: Faça os quadrinhos em um papel de uma cor diferente do papel onde você irá colá-los.
Deixe espaço entre eles para que a cor de baixo apareça. Vai ficar muito legal.

Se você quer mais dicas, visite nossa OFICINA DE QUADRINHOS.
Ela foi feita bem depois deste post porque recebemos muitos pedidos de ajuda.

www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos.html

Depois, veja também estes posts sobre o assunto:

COMO CONSEGUIR INSPIRAÇÃO
http://blogdivertudo.blogspot.com/2008/06/inspirao.html

COMO COMEÇAR
http://blogdivertudo.blogspot.com/2008/03/o-mais-difcil.html

COMO INVENTAR UM TÍTULO
http://blogdivertudo.blogspot.com/2008/06/o-ttulo.html

COMO INVENTAR HISTÓRIAS
http://blogdivertudo.blogspot.com/2009/08/como-inventar-historias.html

NÃO SEI DESENHAR
http://blogdivertudo.blogspot.com/2009/08/nao-sei-desenhar.html




Fazer história em quadrinhos no computador, com balões e quadros prontos


Crie suas próprias histórias em quadrinhos com este super programa, utilizando diversos elementos já prontos, como balões, personagens e muito mais

 



Para os apaixonados por histórias em quadrinhos uma grande satisfação seria criar suas próprias histórias, com personagens, lugares e situações totalmente adequados ao seu gosto. Além das pessoas que gostam de ler gibis, a criação de histórias em quadrinhos pode ser útil também para os profissionais  da área de educação, principalmente os que ensinam para crianças pequenas, onde a utilização de histórias em quadrinhos pode ser uma interessante maneira de transmitir informações para os pequenos.
Em outro post falei sobre um serviço online que disponibiliza uma ferramenta para a criação de histórias em quadrinhos (leia: Crie suas próprias tirinhas, cartoons, ou histórias em quadrinhos online). Desta vez trago uma solução totalmente nacional, desenvolvida por brasileiros, o programa HagáQuê.
O HagáQuê é o resultado de uma proposta de dissertação de mestrado do Instituto de Computação da Unicamp.
Nele é possível criar todo tipo de histórias em quadrinhos. O programa oferece diversas imagens que podem ilustrar suas páginas, mas também é possível inserir seus próprios desenhos ou imagens. Os balões já vêm pré-configurados, ou seja, já vem prontos, o que facilita e muito o trabalho, já que para desenhar os balões o usuário deve ter controle sobre programas para criação de imagens.
Ao lado esquerdo, o aplicativo apresenta diversos atalhos para ferramentas que são frequentemente utilizados na construção dos quadrinhos. A partir desses atalhos é possível aumentar e diminuir os elementos, colorir, copiar e colar, recortar, inverter posição dos desenhos, inserir texto, desenhar linhas e muito mais. O programa oferece ótimos recursos para a criação das histórias em quadrinhos. O sucesso de suas obras irá depender de sua criatividade.
Aparentemente, o projeto foi abandonado, pois a última atualização tanto do programa quanto do site oficial foi feita em 2007. Apesar disso, o programa funciona perfeitamente no Windows XP. Não o testei em outras versões do Windows.
 

 

12 comentários: